Cátedra buscará mesclar a diversidade e a qualidade da pesquisa da USP com a experiência e o acúmulo do Google para aproximar o Brasil das principais iniciativas de referência global em Inteligência Artificial
Uma cerimônia envolvendo o Google e a Universidade de São Paulo (USP) foi realizada na terça-feira, 2 de dezembro, para estabelecer parceria especial para a criação de uma ‘Cátedra de Inteligência Artificial (IA) Responsável’. Assim, as instituições reconhecem a importância de promover o desenvolvimento e o uso responsáveis dessas tecnologias.

A Cátedra buscará mesclar a diversidade e a qualidade da pesquisa da USP com a experiência e o acúmulo do Google para aproximar o Brasil das principais iniciativas de referência global em IA, com o objetivo de ampliar oportunidades para que países emergentes desenvolvam as tecnologias mais avançadas, para proteger sua população, preservar sua segurança, impulsionar a economia e consolidar a democracia. O Google e a USP, por meio da Cátedra, buscam trabalhar para que as tecnologias de IA possam abordar e avançar propostas para superar problemas históricos relacionados a deficiências em saúde e educação, pobreza e desigualdades econômicas e sociais.
Para a pesquisadora Maria Cristina Machado Domingues, diretora da Unidade de Negócios Tecnologias Digitais do IPT, a iniciativa da Cátedra é positiva devendo refletir na gestão ética de projetos e compromisso com os dados: “Na verdade ela traz um apoio importante para grandes projetos; até temos um membro do IPT nesta Cátedra que é o pesquisador Denis Virissimo, nosso gerente de IA.”
Para o professor Marcos Bruno, membro do Conselho de Administração do IPT e docente na Universidade SDA Bocconi da Itália, IA é um novo instrumental que deverá favorecer diversas áreas do social ao técnico e com aplicações operacionais diversas nas empresas: “Os resultados desejados da IA dependem da formulação das perguntas, a comunicação com a máquina é básica. Por isso, recomendo aos mais jovens que, em vez de se debruçarem apenas sobre o digital, dediquem-se com vontade ao aprendizado da língua, o domínio da gramática e de construções das frases, a língua falada é o básico.”
Segundo Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, a parceria com a USP será relevante pelos múltiplos impactos da IA no trabalho: “No próximo ano estaremos transferindo nossa área de engenharia para o IPT. Vamos juntar academia, capacidade de aprender e capital. Outros centros de excelência virão para tornar o país ainda mais forte em diversas áreas.”
Carlos Américo Pacheco, nomeado titular da Cátedra nesta data, aponta que USP e Google formam parceria ímpar em IA: “Tudo no mundo está no tempo das respostas, o que demora são as perguntas. A Cátedra deverá iluminar desafios e ajudar nas escolhas em quatro agendas: regulação, mercado de trabalho, mapeamento de incidentes, e políticas de apoio.”