IPT OCP – Organismo de Certificação de Produto

Compartilhe:

Com mais de cento e vinte anos de existência, o IPT – maior centro de pesquisas do Brasil – esteve presente em todas as etapas de desenvolvimento social e econômico do país.

Hoje, o IPT atende demandas dos setores público e privado, com os objetivos de gerar inovação para a indústria, aumentar a competitividade das empresas, apoiar as políticas públicas e promover a qualidade de vida para a sociedade.

O IPT conta com laboratórios capacitados em diversas áreas e equipe de pesquisadores e técnicos altamente qualificados, atuando basicamente em P&D&I, serviços tecnológicos e atividades metrológicas. Seu caráter multidisciplinar e infraestrutura moderna permitem atuar na fronteira do conhecimento, buscar e criar soluções para os desafios tecnológicos brasileiros.


O IPT também é um OCP

O IPT é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (Cgcre) como Organismo de Certificação de Produtos (OCP). Na condução dos seus processos, serviços e estratégia de desenvolvimento, o IPT OCP entrega soluções com imparcialidade, probidade, qualidade, respeito ao meio ambiente, saúde, segurança e responsabilidade social, atendendo às exigências dos consumidores.


Como funciona a Certificação de Produto

A certificação é um processo no qual um organismo independente avalia se determinado produto ou serviço atende a uma norma técnica, baseando-se em modelos ou esquemas de certificação, que incluem: auditorias de sistema de gestão, processo produtivo, tratamento de reclamações; coletas de amostras e ensaios dos produtos em laboratórios qualificados.

Quando em conformidade, concede-se o direito à empresa de utilizar a marca IPT no produto certificado, garantindo aos consumidores que a produção é controlada e que o produto atende a determinada norma técnica.

A certificação de um produto pode estar relacionada a Desempenho, Segurança, Saúde e Meio Ambiente.

O processo de certificação pode ser classificado como voluntário ou compulsório.

A certificação compulsória é regulamentada por lei ou Portaria. Os produtos listados nas regulamentações apenas podem ser comercializados após a certificação.

Na certificação voluntária a decisão é do fabricante ou importador que busca agregar valor ao seu produto utilizando a marca do IPT, representando assim uma vantagem competitiva no mercado em relação aos seus concorrentes. Essa certificação deve ser realizada com base em uma norma técnica.

Para solicitar uma proposta comercial ou informações adicionais sobre certificação de produtos, envie e-mail para ocp@ipt.br.

Veja abaixo a lista de Produtos Certificados pelo IPT OCP

Compulsórios

Equipamento de Proteção Individual (EPI) – Vestimentas

Certificação para Equipamentos de Proteção individual (EPI) tipo Vestimentas para fins de emissão do Certificado de Aprovação (CA) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nos termos da Portaria MTP nº 672, de 2021.

Voluntários

Porta resistente ao fogo | Porta de madeira

Certificação voltada para aqueles fabricantes que desejam demonstrar seu compromisso com a qualidade do processo produtivo e com a conformidade do produto às normas técnicas aplicáveis.

Ensaio de chuveiros e torneiras elétricas com utilização de câmera termográfica

Aquecedores Elétricos de Água (Etiqueta de Eficiência Energética)

Certificação voltada para fabricantes que desejam demonstrar seu compromisso com a qualidade do processo produtivo e com a conformidade do produto às normas técnicas aplicáveis.

Informações adicionais

Clientes com certificação ativa podem fazer uso da marca IPT OCP conforme manual.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.