Corante natural e produção local

Compartilhe:
Resumo:

Dos impactos gerados pela indústria têxtil vêm emergindo discussões quanto a alguns processos e produtos utilizados na cadeia têxtil e abrindo novas perspectivas de atuação para os designers. Devido aos efluentes tóxicos gerados por certos corantes sintéticos, os corantes naturais estão sendo cada vez comtemplados como alternativa para o tingimento têxtil. Contudo, os corantes naturais, para serem considerados socialmente e ambientalmente adequados, devem ser pensados dentro de lógicas distintas das que propõe o sistema de consumo e produção de moda vigente. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo discutir formas de aplicação de corantes naturais no Brasil dentro de um cenário viável, destacando meios alternativos de produção e consumo e fornecimento desses corantes para a indústria. Essa discussão se deu por meio de uma revisão de literatura, com foco principal no design. A produção local, sob a concepção do slow fashion, mostrou-se um caminho viável para a consolidação do uso desses corantes.


Referência:
SILVA, Patrícia Muniz dos Santos; QUEIROZ, Rayana Santiago de; ROSSI, Ticiane ; ARAÚJO, Maurício de Campos . Corante natural e produção local. In: CONGRESSO CIENTÍFICO TÊXTIL E MODA – CONTEXMOD, 5., 2017, São Paulo. Anais… 10 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/174934.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo