Avaliação da eficiência de inibidores voláteis de corrosão para proteção externa de fundo de tanque de armazenamento por meio de técnicas eletroquímicas

Compartilhe:
Resumo:

Neste artigo, são apresentados resultados preliminares de dois inibidores voláteis de corrosão comerciais (IVCs) para a proteção contra corrosão da face externa de fundo de tanque em contato com base de concreto. Inicialmente, foram realizados ensaios de avaliação da capacidade de inibição de vapor, assim como análises químicas para a identificação da natureza dos IVCs selecionados. Em seguida, eles foram avaliados por meio da realização de ensaios de imersão parcial em soluções contendo íons cloreto e em amostra de água produzida e, também, por meio de ensaio de resistência à corrosão em frestas. Os resultados obtidos mostraram a eficiência de inibição no espaço vapor de ambos os IVCs e a necessidade de adição de 5 % em solução de NaCl e de 15 % em água produzida para controle efetivo da corrosão. Os ensaios mostraram, ainda, a suscetibilidade do metal À corrosão por fresta, especialmente na presença de um dos IVCs selecionados.


Referência:
RIBEIRO, José Luís; PANOSSIAN, Zehbour; ARAUJO, Adriana de; ALMEIDA, Neusvaldo Lira de; BUNELLI, Renata Angelon; PIMENTA, Gutemberg de Souza. Avaliação da eficiência de inibidores voláteis de corrosão para proteção externa de fundo de tanque de armazenamento por meio de técnicas eletroquímicas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CORROSÃO, INTERCORR, 2014, Fortaleza. Proceedings… Rio de Janeiro: ABRACO, 2014. 12 p.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172341.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.