Programa experimental da associação de técnicas não destrutivas na avaliação do teor de umidade do concreto

Compartilhe:
Resumo:

Embora a condição de umidade do concreto seja parâmetro controlador do transporte de íons e de gases que desencadeam processo de degradação do concreto e da armadura de estruturas de concreto, não é prática comum a avaliação deste parâmetro em campo como parte de inspeções rotineiras. O presente trabalho vista contribuir para o conhecimento de dois esaios não destrutivos (END) que podem ser usados para essa finalidade: resistividade elétrica pelos método de quatro pinos (Wenner) e teor de umidade pelo método de emissão de micro-ondas. A partir da apresentação de conceitos quanto ao material concreto e de sua degradação e da armadura e desses dois ensaios ENDs, é descrita a metodologia de avaliação da associação destes ENDs na determinação do teor de umidade de concretos de qualidade diferentes, considerando o avanço da frente de carbonatação. Finalmente, é apresentado o programa experimental em escala laboratorial de validação dessa metodologia.


Referência:

NASCIMENTO, Lucas Clementino do; ARAÚJO, Adriana de; MIRANDA, Edwin; QUARCIONI, Valdecir Ângelo. Programa experimental da associação de técnicas não destrutivas na avaliação do teor de umidade do concreto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 60., 2018, Foz do Iguaçu. Anais… 13 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/175554.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.