Este artigo aborda o uso da plataforma Arduino e sensores de baixo custo no desenvolvimento de uma solução para monitoramento contínuo de vibrações e rotações em estruturas de obras civis. O Arduino obtém dados do módulo sensor (acelerômetro), que pode realizar medidas de vibração e rotação em estruturas. O Arduino é acessado via interface serial(porta USB),por meio de um programa de computador desenvolvido pela equipe de projeto, que centraliza o monitoramento, fornece a visualização dos dados em tempo real e realiza a gravação dos dados obtidos em arquivos de textos compatíveis com planilhas de cálculo(CSV). Foram realizados ensaios de comparação do sistema de monitoramento desenvolvido nesse projeto com os equipamentos comerciais disponíveis no laboratório da Seção de Estruturas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Nesses ensaios foram avaliadas as relações entre as amplitudes das vibrações medidas nos sensores em determinadas frequências pré-selecionadas e também a capacidade do sistema desenvolvido medir ângulos de rotação usando o módulo sensor com acelerômetro. Os resultados mostraram que os sensores escolhidos apresentaram desempenho satisfatório quando utilizados para medir vibrações na faixa de interesse. Quando utilizado para medir ângulos de rotação, um dos módulos selecionados mostrou uma sensibilidade insuficiente para medir ângulos pequenos no eixo Z. Porém nos demais eixo, mediu os ângulos corretamente. Ambos módulos testados mostraram ser possível obter medidas de ângulos de rotação com precisão de pelo menos duas casas decimais.
Referência:
LAVANDOSCKI, Fabio I.; CAVALCANTE, Douglas Bellomo; PUHLMANN, Henrique Frank Werner; GONÇALVES, Ícaro ; BRESSAN, Diego Lapolli; FERNANDES, Lucas Peduto Giaugiulio. Monitoramento de obras civis utilizando a plataforma arduino e sensores de baixo custo. In: CONGRESSO DE ENSAIOS E EXPERIMENTAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL, 2., 2019, Porto, Portugal. Anais… 11 p.
Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/175924.pdf