Uma contribuição para diminuição da confusão no uso de termos e expressões na metrologia

Compartilhe:
Resumo:

A Metrologia se desenvolveu ao longo da história da humanidade por meio da definição das grandezas, da invenção de aparatos de medição, do estabelecimento de sistemas de medida e da construção de um vocabulário metrológico internacional. Não obstante esse fenomenal desenvolvimento, ainda hoje frequentemente somos surpreendidos com expressões ou frases obscuras cujo significado tentamos entender. Diferentemente da comunicação coloquial onde gírias e pequenos erros são por vezes tolerados, no campo da Metrologia, pela própria natureza do tema, é fundamental o uso correto dos termos e das definições, conforme estabelecido nas normas e nos guias oficiais de boas práticas metrológicas. Como uma pequena contribuição contra essa síndrome de Babel, este artigo apresenta e discute algumas das expressões que frequentemente ouvimos no dia-a-dia. O seu objetivo é esclarecer o sentido apropriado desses termos e expressões e contribuir para a construção de uma cultura metrológica correta e harmonizada em seu entendimento.


Referência:
KAWAKITA, Kazuto. Uma contribuição para a diminuição da confusão no uso de termos e expressos na metrologia. In: CONGRESSO DA QUALIDADE EM METROLOGIA REDE METROLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, 2013, São Paulo. Anais… São Paulo: REMESP, ABIMAQ, 2013. 11 p.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172082.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.