Avaliação de viabilidade técnica do reaproveitamento do mel residual do açúcar granulado via cristalização por resfriamento

Compartilhe:
Resumo:

O Brasil é um dos maiores produtores de açúcar do mundo, sendo que os tipos comercializados no mercado interno têm maior margem de lucro, apesar das limitações do reaproveitamento industrial devido aos elevados padrões de qualidade. O açúcar refinado granulado é produzido por cristalização por evaporação a vácuo, sendo que a solução saturada residual obtida durante a centrifugação do açúcar, industrialmente chamada de mel, é reutilizada em até seis processamentos. Ao final do sexto processamento o mel residual, embora de alta qualidade, é utilizado na produção de outros açúcares, pois a sua reutilização geraria um produto fora da especificação necessária para o fornecimento para a indústria farmacêutica. Este trabalho analisa a viabilidade técnica de um ciclo adicional de reaproveitamento do mel do açúcar granulado, utilizando cristalização por resfriamento com base em testes em escala de bancada, em quatro velocidades de resfriamento, buscando aumento do rendimento do processo. O açúcar obtido nos ensaios atendeu, na maioria dos casos, às especificações do açúcar granulado, não atingindo o parâmetro nos itens granulometria e, em alguns casos, a cor ICUMSA, o que pode ser atribuído às dificuldades operacionais encontradas no estudo em escala de laboratório. A granulometria e a cor são parâmetros controláveis industrialmente e podem ter sua correção com um processo de centrifugação eficiente, o que indica que a cristalização por resfriamento é viável para a obtenção do açúcar granulado. A implantação de um ciclo adicional de reaproveitamento do mel por resfriamento ao final do processo representa um aumento de 10,2% na recuperação de sacarose na produção de açúcar granulado.

Referência:
BARBOSA, Douglas Dias; DERENZO, Silas. Avaliação de viabilidade técnica do reaproveitamento do mel residual do açúcar granulado via cristalização por resfriamento. Revista IPT Tecnologia e Inovação, v.5, n.17, p.45-62, ago., 2021.

Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/137/154

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo