IA para materiais avançados

Compartilhe:

IPT recebe financiamento da FINEP para montagem de centro temático que irá desenvolver pesquisas em descobertas digitais, testbeds inteligentes e aplicações inovadoras

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foi contemplado pela FINEP, órgão do governo federal vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no Edital Centros Temáticos, que destinará R$ 494,7 milhões a 37 ICTs brasileiras. No Eixo Transformação Digital, o IPT receberá R$ 14,3 milhões para implantar o MaterI.A. – Centro de Desenvolvimento de Materiais Avançados Assistido por Inteligência Artificial.

O novo centro temático do IPT tem como propósito acelerar a descoberta e o desenvolvimento de materiais avançados por meio da integração entre ciência de dados, modelagem computacional e experimentação física. O MaterI.A. reunirá pesquisadores e técnicos das Unidades de Materiais Avançados e Tecnologias Digitais, consolidando um ambiente interdisciplinar e altamente tecnológico.

“Materiais avançados são todos aqueles que apresentam melhorias em relação aos materiais tradicionais e são essenciais para a fabricação de produtos de alta tecnologia. Esses materiais buscam desempenho superior e propriedades únicas”, explica Sandra Lúcia de Moraes, diretora técnica da Unidade Materiais Avançados do IPT.

Entre os exemplos estão materiais 2D, biomateriais, ligas metálicas especiais, semicondutores e materiais inteligentes, aplicados em setores estratégicos como saúde, energia e mobilidade.

O Centro MaterI.A. atuará em quatro frentes principais:

  • Descoberta digital – uso de IA para prever propriedades de novos materiais;
  • Testbeds inteligentes – integração de sensores e modelagem física;
  • Aplicações inovadoras – novos mercados e usos industriais;
  • Processos inteligentes – gêmeos digitais e IA para otimização produtiva.

“Nosso desafio é desenvolver ferramentas inovadoras que revolucionem a criação de soluções em materiais, reduzindo tempo e custos de P&D e aumentando a competitividade industrial brasileira”, destaca Denis Bruno Viríssimo, gerente da Seção de Inteligência Artificial & Analytics do IPT.

O Centro MaterI.A., dentro do IPT, tem como objetivo complementar e expandir o portfólio de soluções, com foco específico no desenvolvimento e aprimoramento das propriedades dos materiais de maneira ágil e eficaz. O Centro se dedicará, em grande parte, à realização de Provas de Conceito (PoCs), inicialmente, nas quatro linhas de pesquisa propostas, trabalhando diretamente com empresas parceiras.

“Queremos oferecer ao mercado ferramentas disruptivas que acelerem o avanço tecnológico em todos os níveis de maturidade (TRL), tornando o desenvolvimento de novos materiais mais rápido, preciso e acessível”, conclui Moraes.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo