Laboratório de Biotecnologia Industrial

Compartilhe:

O Laboratório de Biotecnologia Industrial (LBI) possui clientes e parceiros nas indústrias química, farmacêutica, veterinária, cosméticas e agricola, entre outras. Sua equipe técnica domina as tecnologias para o desenvolvimento de processos ou produtos que utilizam microrganismos vivos (bactérias, fungos e leveduras) ou partes de organismos (células animais/vegetais e enzimas, entre outros), para a transformação de matérias-primas variadas em bioprodutos diferenciados, ecologicamente aceitos e de alto valor agregado, de interesse para diferentes setores industriais e para a sociedade.

O LBI conta com uma equipe de profissionais com formação multidisciplinar, composta por biólogos, farmacêuticos, químicos, engenheiros (químicos, bioquímicos, ambientais e de alimentos, entre outros), e técnicos especializados em química, análise clínicas e tecnologia ambiental. A capacitação de seus profissionais habilita-os ao atendimento de demandas específicas do mercado e do governo.

O que é ofertado aos diferentes mercados:

  • Pesquisa, desenvolvimento e inovação em bioprocessos;
  • Desenvolvimento, otimização e ampliação de escala de bioprocessos;
  • Avaliação técnico-econômica de bioprocessos;
  • Serviços técnicos especializados;
  • Prestação de serviços de análises químicas e biológicas;
  • Formação de recursos humanos capacitados em biotecnologia.

Estão à disposição da equipe mais de 900 m2 de área laboratorial para o desenvolvimento de bioprocessos em escala de bancada e piloto. Com certificado de qualidade em biossegurança (CQB 0055/98) em nível II de biossegurança, o LBI está habilitado para manipulação de OGM (organismos geneticamente modificados) em grande escala (NBGE-2). Conta também com uma sala limpa classe 100 usada na preparação de material para testes pré-clínicos e clínicos e uma sala clara para cultivo vegetal.

O laboratório é equipado com biorreatores de escala de bancada a partir de 700 mL à escala piloto de 100 L para cultivo submerso, biorreator para cultivo em fase semi-sólida, reator de explosão a vapor piloto para pré-tratamento de biomassa, cromatógrafos de fases gasosas e líquidas, espectrômetro de massa, espectrofotômetros UV/Visível, microscópio invertido, microscópio acoplado a fluorescência, incubadoras de CO2, ultracentrífuga, termociclador para PCR quantitativo, ultrafreezer e liofilizador, entre outros equipamentos, para atendimento às etapas do desenvolvimento biotecnológico partindo do isolamento e seleção de microrganismos/célula animal ou vegetal até a produção em escala piloto e caracterização de um bioproduto.

O LBI foi pioneiro no desenvolvimento do processo de tratamento de efluentes com biorreator tipo UASB e de produção do plástico biodegradável, utilizando estratégias de condução de processo e, ainda, modificação genética que permitiram a alta produtividade deste biopolímero.

Outros destaques de contribuições importantes do LBI foram o desenvolvimento de processos de produção de vacinas virais e bacterianas de uso veterinário e de dois bioinseticidas. capazes de combater vetores de doenças como dengue, febre amarela e malária. Sempre com o foco nos processos sustentáveis e com viabilidade econômica, a prática da bioeconomia já é uma tradição do LBI.

Com esta abordagem, contribuiu na obtenção da primeira patente verde para uma indústria de cosmético no Brasil. É uma patente de invenção concedida pelo reaproveitamento de resíduos agroindustriais para a obtenção de um biotensoativo com aplicação na própria indústria geradora do resíduo, em consonância com os princípios da economia circular. Na área da saúde, em parceria com o Instituto Butantan, foi no LBI que aconteceu todo o desenvolvimento e escalonamento de produção do Amblyomin X, uma proteína recombinante com evidente potencial antitumoral.

O LBI também apresenta destaque no atendimento de alguns ensaios químicos e biológicos especializados tanto para o setor público como para o privado. Os principais ensaios são:

  • Análises de biomoléculas como açúcares, aminoácidos, ácidos orgânicos e outros;
  • Caracterização química de materiais lignocelulósicos;
  • Avaliação da citotoxicidade de produtos diversos;
  • Atividade antiviral de produtos e/ou tecnologias de desinfecção;
  • Atividade antimicrobiana de produtos/materiais naturais ou tratados;
  • Análise microbiológica de águas, lama, resíduos, diferentes matérias primas e outros;
  • Ensaio de biodegradabilidade para diferentes produtos solúveis ou pouco solúveis em água;
  • Controle da qualidade microbiológica do ar em espaços de ar condicionado;
  • Extração, purificação e análises de biopolímeros e outros bioprodutos.

Constam da carteira de clientes desde startups até empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, com atendimento customizado e garantia de confidencialidade.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo