Resumo:
Uma quantidade de salmão fresco, equivalente a 70 carretas, chegam semanalmente do Chile através das rodovias brasileiras. Como objetivo específico a distribuição de temperatura no transporte refrigerado foi mapeado, as causas prováveis da variação de temperatura foram identificadas e medidas para reduzir o risco de eventos que possam afetar a variação de temperatura foram propostos. Foi realizada uma revisão bibliográfica abordando produtos derivados do salmão, a importância da cadeia do frio e as ferramentas de qualidade com o objetivo de reduzir o risco de perda do produto (salmão fresco) decorrente da variação de temperatura durante um trajeto de longa distância em transporte rodoviário refrigerado. A metodologia de estudo utilizada foi a pesquisa – ação, em que o pesquisador amparado na revisão bibliográfica colaborou no desenvolvimento da solução de um problema real no qual está inserido, buscando apresentar resultados e, concomitantemente com a ação, construindo conhecimento científico e acadêmico aplicado. Constatou-se que o frio não é distribuído uniformemente no interior da câmara frigorífica durante o trajeto, onde o gradiente de temperatura foi quantificado. A análise crítica dos resultados obtidos no processo de transporte foi realizada. Foi construído um diagrama de Ishikawa que apresenta as causas prováveis de maior relevância, com destaque para as falhas humanas na condução dos transporte refrigerado (carreta, sistema de refrigeração e veículo refrigerado), como a causa mais provável do problema do desequilíbrio do gradiente de temperatura. A negligencia, a imperícia e a imprudência são os maiores responsáveis. Outro ponto relevante é a inexistência de um órgão regulador que obrigue a certificação periódica dos veículos e seus respectivos sistemas de refrigeração. Esse é um problema que até o presente momento parece não ter solução a curto e médio prazo. Sugestões prática são propostas.
Referência:
LEITE, Carlos Vieira; MACHADO, Eduardo Luiz Machado. Desempenho térmico de veículos refrigerados na distribuição de salmão fresco: na rota de longa distância do Chile ao Brasil. Revista IPT Tecnologia e Inovação, v.5, n.16, p.38-65, abr., 2021.
Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/130/147#
Uma quantidade de salmão fresco, equivalente a 70 carretas, chegam semanalmente do Chile através das rodovias brasileiras. Como objetivo específico a distribuição de temperatura no transporte refrigerado foi mapeado, as causas prováveis da variação de temperatura foram identificadas e medidas para reduzir o risco de eventos que possam afetar a variação de temperatura foram propostos. Foi realizada uma revisão bibliográfica abordando produtos derivados do salmão, a importância da cadeia do frio e as ferramentas de qualidade com o objetivo de reduzir o risco de perda do produto (salmão fresco) decorrente da variação de temperatura durante um trajeto de longa distância em transporte rodoviário refrigerado. A metodologia de estudo utilizada foi a pesquisa – ação, em que o pesquisador amparado na revisão bibliográfica colaborou no desenvolvimento da solução de um problema real no qual está inserido, buscando apresentar resultados e, concomitantemente com a ação, construindo conhecimento científico e acadêmico aplicado. Constatou-se que o frio não é distribuído uniformemente no interior da câmara frigorífica durante o trajeto, onde o gradiente de temperatura foi quantificado. A análise crítica dos resultados obtidos no processo de transporte foi realizada. Foi construído um diagrama de Ishikawa que apresenta as causas prováveis de maior relevância, com destaque para as falhas humanas na condução dos transporte refrigerado (carreta, sistema de refrigeração e veículo refrigerado), como a causa mais provável do problema do desequilíbrio do gradiente de temperatura. A negligencia, a imperícia e a imprudência são os maiores responsáveis. Outro ponto relevante é a inexistência de um órgão regulador que obrigue a certificação periódica dos veículos e seus respectivos sistemas de refrigeração. Esse é um problema que até o presente momento parece não ter solução a curto e médio prazo. Sugestões prática são propostas.
Referência:
LEITE, Carlos Vieira; MACHADO, Eduardo Luiz Machado. Desempenho térmico de veículos refrigerados na distribuição de salmão fresco: na rota de longa distância do Chile ao Brasil. Revista IPT Tecnologia e Inovação, v.5, n.16, p.38-65, abr., 2021.
Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/130/147#