Emprego de componentes móveis de IoT para análises espaçotemporais de alta resolução para avaliar a qualidade do ar em cidades médias brasileiras

Compartilhe:
Resumo:

O monitoramento tradicional da qualidade do ar utiliza estações fixas, que pelo alto custo e pequena quantidade instalada em centros urbanos, promovem uma baixa resolução espacial, além de deficiências de cobertura de regiões do Brasil. Surge à oportunidade de equipar ônibus coletivos com kits de Internet das Coisas, como parte de uma rede de sensores sem fio de avaliação da qualidade do ar. Este artigo realiza a análise de dados de experimento em cidades brasileiras como validação do modelo e apresentação de novas formas de avaliação do ambiente urbano, com base em resultados de processamento e mineração de dados com alta resolução espacial.


Referência:
SANTOS, Alessandro Santiago dos; FACCINI, Luiz Gustavo; MARTE, Claudio Luiz; CINTRA, Jorge Pimentel. Emprego de componentes móveis de IoT para análises espaçotemporais de alta resolução para avaliar a qualidade do ar em cidades médias brasileiras. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO, CoUrb’18, 2., 2018, Campos do Jordão. Anais… 14 p.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/175223.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo