Valoração de danos de desastres naturais

Compartilhe:
Resumo:

Os desastres naturais deflagram uma cadeia de eventos que em muitas vezes podem prejudicar a economia local ou até mesmo nacional em função de sua magnitude. Os fatores que influenciam no cálculo dos danos são: magnitude, duração, localização geográfica, população afetada. Do ponto de vista econômico as perdas estão associadas à vida humana, infraestrutura física, capital financeiro e redução da atividade econômica. A quantificação do custo de um desastre envolve os danos diretos e os indiretos. Os diretos estão relacionados aos danos e destruição de infraestrutura (casas, prédios públicos e privados, indústrias, pontes, dutos, rodovias, rede de abastecimento de água etc.) e os indiretos relacionados à interrupção das atividades econômicas (business interruption). Uma das principais dificuldades encontradas para o cálculo dos danos está associada com a definição do cenário de base a partir do qual será realizada a valoração. Existem diferentes metodologias para a quantificação dos danos. Este trabalho tem por objetivo apresentar as metodologias existentes e exemplos de aplicação.


Referência:
CORSI, Alessandra Cristina; AZEVEDO, Paulo Brito Moreira de. Valoração de danos de desastres naturais. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE DE ANÁLISE DE RISCO LATINO AMERICANA, 3., 2016, São Paulo. Anais… São Paulo: ABGE, 2016. 7 p.  

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/174049.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo