Nanoencapsulação de ativo anti-HIV empregando nanospray dryer

Compartilhe:

Os medicamentos para infecção do HIV progrediu nos últimos anos, sendo as principais limitações com relação aos fármacos (efeitos adversos associados à curta meia vida e baixa biodisponibilidade). Os sistemas carreadores nanoestruturados, como por exemplo, as nanopartículas poliméricas possuem diâmetros inferiores a 1 μm e diferem entre si pela composição e organização estrutural. O emprego de sistemas nanoencapsulados em antirretrovirais pretende diminuir os efeitos adversos. O foco deste trabalho foi o uso da técnica de spray drying para obtenção do fármaco zidovudina nanoencapsulado. Utilizou-se o equipamento NanoSpray-Dryer B-90 de produção de partículas sub-micrométricas. Os nanoencapsulados foram caracterizados quanto ao tamanho, morfologia e perfil de liberação. Observou-se tamanho médio de partículas com duas famílias (de ordem de 400 – 600nm e 30 μm), além de alto índice de polidipersidade. Verificou-se um burst de liberação da Zidovudina no sistema nanoencapsulado quando comparado à Zidovudina pura. A metodologia de spray drying mostrou-se eficiente para nanoencapsulação do antirretroviral avaliado.


Referência:

TUNUSSI, Ariane Simões; CERIZE, Natália Neto Pereira; GUIMARÃES, Kleber Lanigra;POÇO, João Guilherme Rocha; PATTO, Daniela da Cunha Souza; OLIVEIRA, Adriano Marim de. Nanoencapsulação de ativo anti-hiv empregado nanospray dryer. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍMERO, 12., 2013, Florianópolis. Anais… 4 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/171869.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo