Orientações para elaboração de projeto de fachadas com revestimento não aderido: aspectos estruturais e de durabilidade das subestruturas metálicas

Compartilhe:
Resumo:

Atualmente é crescente a oferta no mercado de construção brasileiro de tecnologias de revestimentos não aderidas (RNA) de fachadas, conhecidas internacionalmente como Fachadas Ventiladas. Entretanto, não existem normas técnicas nacionais que balizem o desenvolvimento de projetos e controle do processo de execução e montagem dos RNA. Dentro deste panorama, a tecnologia de RNA deve ser cuidadosamente estudada e avaliada tecnicamente com relação a uma série de requisitos e critérios de desempenho, considerando as várias ações a que os RNA estarão expostos na condição de fachada. Esta tecnologia utiliza-se de duas camadas de fechamentos verticais externos separados por um espaço de ar denominado câmara, e é constituída basicamente de: revestimentos não aderidos (na forma de chapas delgadas, em vários materiais de acabamento); subestrutura leve (em geral metálica ou de madeira); dispositivos de fixação; componentes de fechamento e de acabamentos. Potencialmente apresenta-se como barreira eficiente contra infiltrações de água, e na manutenção do conforto térmico, segundo os princípios das “Barreiras Múltiplas”, desde que siga critérios de projeto e de montagem rigorosos. Neste artigo objetivaram-se abordar alguns aspectos primordiais que o projetista necessita conhecer para especificar a tecnologia, considerando alguns requisitos e critérios básicos de segurança estrutural e durabilidade das subestruturas metálicas, m sua maioria compostas de perfis de alumínio extrudado . O alumínio é um metal maleável e dúctil, ótimo para a extrusão, porém possui baixo limite de resistência à fadiga. Na condição de fadiga, os perfis estruturais podem sofrer falhas sob tensão consideravelmente inferiores ao limite de resistência à tração ou ao limite de escoamento, sob cargas estáticas. Objetivou-se esclarecer estes e outros aspectos a serem observados em projeto e na montagem dos RNA, de maneira a garantir um bom desempenho estrutural e de durabilidade. O artigo aborda apenas uma parte de um conjunto de diretrizes que foram desenvolvidas como resultado de uma dissertação de mestrado no IPT Instituto de Pesquisas Tecnológicas – SP.


Referência:
MACHADO, A.L. do A.; OLIVEIRA, L.A. de. Orientações para elaboração de projeto de cachadas com revestimento não aderido: aspectos estruturais e de durabilidade das subestruturas metálicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 14., 2012, Juiz de Fora, MG. Anais… 14p.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo