Caracterização da corrosividade de solos

Compartilhe:
Quando se trata de estruturas e equipamentos metálicos que serão enterrados, tais como dutos e tanques de combustível, conhecer a agressividade do solo é fundamental para poder especificar revestimentos e esquemas protetivos adequados.

O IPT possui uma equipe técnica experiente e equipamentos apropriados para determinar a corrosividade do solo ao aço carbono, já tendo realizado este tipo de trabalho em muitas regiões do Brasil. Para tal, algumas medidas são realizadas em campo (resistividade, potencial estrutura-solo, potencial de oxirredução e pH) e outras medidas são realizadas em laboratório, com amostras de solo colhidas. A partir dos resultados obtidos, é possível qualificar a agressividade do local e especificar o tipo de proteção mais adequada para a situação encontrada.

Além de avaliar a agressividade do solo, também é possível determinar a taxa de corrosão pela instalação de cupons de corrosão, que são previamente pesados e instalados no local por um período de tempo e depois retirados, para determinação da perda de massa. A partir destes resultados quantitativos, é possível estimar a vida útil de uma estrutura metálica enterrada.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo