Guia de Obras de Arte Especiais

Compartilhe:

Pesquisadores do IPT elaboram publicação para auxiliar na inspeção e na manutenção periódica de pontes, viadutos e passarelas

Pontes, viadutos e passarelas, conhecidos como Obras de Arte Especiais (OAEs), enfrentam um sério problema de falta de programas efetivos de inspeção e manutenção periódica. Essa deficiência resulta em diversas patologias que comprometem a segurança, funcionalidade e durabilidade dessas estruturas, levando a constantes interdições emergenciais de vias importantes para reparos ou reconstruções. Tais interdições, por sua vez, agravam ainda mais os complexos problemas de mobilidade nas grandes cidades.

Estrutura Inspecao Ponte Pensil 5 1
Publicação está dividida em nove capítulos, abordando temas e disciplinas relacionadas às atividades de inspeção de pontes, viadutos e passarelas, com destaque para os principais aspectos da norma ABNT NBR 9452:2023

A necessidade de aumentar a frequência dos serviços de manutenção é intensificada pela idade das estruturas e pelo crescimento constante da capacidade de carga dos veículos. Enquanto nas décadas de 1960 e 1970 o modelo de carga móvel considerado nos projetos era de 360 kN, atualmente esse valor é de 450 kN, o que acelera significativamente o processo de deterioração das OAEs.

Com o objetivo de promover a importância das inspeções periódicas em obras de arte, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) está lançando um guia escrito pelos engenheiros Ciro José Ribeiro Villela Araujo e Gisleine Coelho de Campos, da Seção de Obras Civis do IPT. A publicação está dividida em nove capítulos, abordando temas e disciplinas relacionadas às atividades de inspeção de pontes, viadutos e passarelas, com destaque para os principais aspectos da norma ABNT NBR 9452:2023.

O guia cobre a identificação do tipo de estrutura, a presença e origem de anomalias e os procedimentos e cuidados necessários para o registro das inspeções periódicas. “Tudo isso visa à prevenção de colapsos parciais e totais e ao aumento da vida útil das estruturas”, afirma o coordenador do guia, Ciro José Ribeiro Villela Araújo.

O público-alvo do guia inclui profissionais e empresas das áreas de projeto, construção e manutenção; pesquisadores e estudantes de engenharia civil e órgãos gestores de OAEs, como prefeituras, secretarias governamentais, Defesa Civil e concessionárias de rodovias.

O guia foi elaborado no âmbito do acordo de cooperação celebrado entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o estado de São Paulo, por intermédio da Casa Militar do Gabinete do Governador, e essa por sua Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, focado em OAEs de concreto em vias urbanas e rodovias.

Clique abaixo e tenha acesso à publicação:

https://ipt.br/wp-content/uploads/2025/11/Guia-de-Orientacao-para-Inspecoes-em-Pontes-Viadutos-e-Passarelas-de-Concreto.pdf


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo