Resumo:
O cenário mundial mostra a crescente necessidade por soluções de menor impacto ambiental e desempenho técnico melhor ou igual às existentes, se aplicando também as necessidades da infraestrutura rodoviária. Este artigo apresenta a avaliação do ciclo de vida (ACV) de uma mistura asfáltica reciclada a quente com uso de material asfáltico fresado (RAP) produzida em usina brasileira, em comparação ao desempenho ambiental de uma mistura convencional. A unidade declarada de 1 tonelada de mistura asfáltica foi adotada, considerando-se a fronteira do estudo desde a extração de recursos naturais, até a produção de mistura asfáltica na usina (berço ao portão). O indicador analisado foi o potencial de aquecimento global (pegada de carbono) com horizonte de 100 anos, expresso em kg CO2eq/t de mistura asfáltica, conforme método do IPCC (2021). O uso de RAP em mistura asfáltica usinada a quente resulta em menor pegada de carbono quando comparada à mistura convencional. Os resultados mostram que, para este estudo de caso, a fase de produção da mistura asfáltica foi a que mais contribuiu para a pegada de carbono total da mistura, o que indica ser um processo de potencial investimento para melhorar o desempenho ambiental da mistura asfáltica. A logística de transporte do RAP também deve ser levada em consideração, uma vez que pode anular os benefícios ambientais da reciclagem, quando as distâncias de transporte do bota-espera até a usina são superiores a 315 km (para o caso analisado).
Referência:
MASCARENHAS, Zila; SILVA, Fernanda Belizário; SILVA, Raimi; ANDRADE, Diego; VASCONCELOS, Kamilla; BERNUCCI, Liedi Legi Bariani. Avaliação da pegada de carbono de misturas asfálticas com material fresado: um estudo de caso brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONSERVAÇÃO RODOVIÁRIA, 25., ENACOR; REUNIÃO ANUAL DE PAVIENTAÇÃO, 48., RAPv, 2023, Anais… 10p.
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