Avaliação de parâmetros operacionais na atividade de células de Asgpergillus oryzae IPT-301 imobilizadas em espumas de poliuretano para a síntese enzimática de fruto-oligossacarídeos em reator PBR

Compartilhe:

Resumo:

Nesse trabalho foram avaliados a influência da vazão volumétrica e da concentração de substrato na atividade enzimática de células íntegras, em um reator de leito fixo, para a síntese de fruto-oligossacarídeos (FOS). O reator foi recheado com células de Aspergillus oryzae IPT-301 imobilizadas em espuma de poliuretano (EPU). Os maiores valores de atividade de transfrutosilação foram obtidos para a concentração de sacarose de 400 g L-1 e vazão de 10 mL min-1 . Os resultados mostraram que a imobilização das células em EPU permitiu a implementação de um sistema reacional contínuo promissor para a síntese enzimática de FOS.

Referência:

CARDOSO, M.F.M.; LEITE, P.C.; CAMPOS, E.S.A.; MAIORANO, Alfredo Eduardo; MORALES, S.A.V.; PERNA, E.R.F. Avaliação de parâmetros operacionais na atividade de células de Asgpergillus oryzae IPT-301 imobilizadas em espumas de poliuretano para a síntese enzimática de fruto-oligossacarídeos em reator PBR. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 24.; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, 19., 2023, Salvador. Anais… 6 p.

Documento com acesso restrito. Logar na BiblioInfo, Biblioteca GITEB/IPT para acessar o trabalho em PDF:

https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/178681.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo