Avaliação do campo magnético na deposição do cabonato de cálcio em superfície de aço inoxidável e acabamento em lixa #80

Compartilhe:

Resumo:

Aplicação de campos magnéticos tem sido investigada em dutos de extração de petróleo visando a redução e até mesmo a mitigação da incrustação de carbonato de cálcio. Dependendo das condições, diferentes respostas são observadas no processo. Neste estudo, é examinada a relevância da temperatura e da concentração de sais na fase formada do carbonato de cálcio e sua adesão em uma superfície de aço inoxidável com acabamento em lixa #80. Testes de adesão do carbonato de cálcio na superfície do material foram realizados nas temperaturas de 50 e 80°C em pressão atmosférica, utilizando duas soluções com concentrações representativas da fase aquosa de dois diferentes poços de extração de petróleo (A e B). Os testes foram realizados em um reator tubular reto com diâmetro de 3/8” e comprimento de 2 metros, onde as soluções aniônicas e catiônicas foram misturadas no reator, gerando um fluxo reativo. Em cada teste, dois cupons removíveis de aço inoxidável (60×7,4×1,5 mm) foram inseridos em regiões de maior precipitação. Após um período de reação de 60 minutos, os cupons foram retirados do sistema e os sólidos depositados na superfície foram caracterizados. Para a solução A, a aplicação do campo magnético a 50°C reduziu a massa depositada em cerca de 1,3 vezes, e a 80°C aumentou em aproximadamente 2,8 vezes. Por outro lado, ao observar a solução B, o campo aparentemente aumentou a massa depositada em 3 vezes a 50°C e 7,3 vezes a 80°C.

Referência:

ALDEIA, Wagner; FRANÇA, Gabriela Papoulias; CASTRO, Bruno Barbosa; SCHLUTER, Helga Elisabeth Pinheiro; MARTINS, André Leibsohn; ROMERO, Manuelle Curbani; SCANDIAN, Cherleio. Avaliação do campo magnético na deposição do cabonato de cálcio em superfície de aço inoxidável e acabamento em lixa #80. Revista Técnico-Científica do CREA-PR, Ed.especial, p.1-15, jun., 2024.  

Acesso ao artigo no site do Periódico:

https://revistatecie.crea-pr.org.br/index.php/revista/article/view/1068/716

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo