Programas Interlaboratoriais em celulose e papel

Compartilhe:
Pasta celulósica – papel – chapa de papelão ondulado

O Laboratório de Celulose, Papel e Embalagem – LCPE do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT oferece para laboratórios que atuam na área de celulose e papel três programas interlaboratoriais voltados a:

  • Pasta celulósica de fibra curta, branqueada e não branqueada
  • Papel para impressão e embalagem
  • Chapa de papelão ondulado

Esses programas ocorrem anualmente e consistem de três rodadas.

Por que participar de um Programa Interlaboratorial

Para que se tenham produtos com qualidade assegurada é necessários que os resultados laboratoriais que sustentam a informação dada a esses produtos tenham, também, sua qualidade comprovada. É com base nos dados gerados em laboratório que decisões de processo são tomadas, análises de conformidade elaboradas e transações efetuadas. Os Programas Interlaboratoriais, desenhados e operados para garantir o desempenho de laboratórios, são ferramentas para assegurar a qualidade de dados laboratoriais.

A participação em programas interlaboratoriais é indicada na norma NBR/ISO/IEC 17025:2017 – Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaios e de Calibração como forma de um laboratório demonstrar sua proficiência ou a compatibilidade de seus resultados. Assim, atualmente não basta um laboratório demonstrar que tem um controle interno da qualidade, por meio de instalações adequadas, equipamentos calibrados, pessoal treinado, procedimentos analíticos normalizados ou validados e da rastreabilidade de seus dados e padrões. Ele deve apresentar uma verificação externa da qualidade de seus resultados, o que é feito por meio de Programas Interlaboratoriais.

Outros benefícios da participação

  • Melhoria da confiabilidade metrológica dos dados emitidos pelo laboratório;
  • Comparação com outros laboratórios;
  • Conhecimento da natureza dos desvios cometidos pelo laboratório;
  • Monitoramento de metodologias e da calibração/aferição dos equipamentos;
  • Detecção de necessidades de treinamento;
  • Aprimoramento dos serviços prestados.

No que consistem os Programas Interlaboratoriais

Os Programas Interlaboratoriais para Pasta Celulósica, Papel e Chapa de Papelão Ondulado consistem em uma série de medições, realizadas, independentemente, pelos participantes dos programas em amostras preparadas e enviadas pelo IPT. Cada Programa tem três rodadas que ocorrem nos meses de março, junho e setembro, respectivamente.
[saiba=Inscrições abertas,detalhes=As inscrições estão abertas para a próxima rodada dos Programas Interlaboratorias em Celulose e Papel. Para mais detalhes sobre os Programas e sobre as inscrições, acesse nos PDFs abaixo os protocolos e a ficha de inscrição.]

O participante seleciona a partir de uma lista de ensaios oferecidos aquele nos quais deseja participar. Para cada ensaio selecionado o participante recebe, por rodada do Programa, duas amostras para ensaiar e envia os resultados obtidos para o IPT, que ao final de cada rodada emite um relatório personalizado, tendo orientações e onde cada participante pode visualizar seu desempenho.


Sigilo

Sigilo absoluto é garantido ao participante. Ele é identificado com um código, conhecido somente por ele e pelo IPT. Nos relatórios emitidos são utilizados apenas esses códigos.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo