Modelagem ambiental de bacias hidrográficas: caracterização morfométrica e pedológica da bacia do Rio Uma – Ibiúna, Brasil

Compartilhe:
Resumo:

O estudo objetivou descrever a modelagem ambiental avaliando os parâmetros morfométricos e pedológicos da bacia hidrográfica do rio Una, Ibiúna, São Paulo, utilizando técnicas de geoprocessamento em ambiente SIG. A avaliação dos parâmetros hidrológicos e morfométricos foram determinados a partir de rotinas de processamento nos módulos Surface, Hidrology e Integrated Water Management. Os parâmetros pedológicos de textura e matéria orgânica foram avaliados pelo método da pipeta e combustão. A bacia estende-se por 96km², com forma irregular e alongada, não sujeita a enchentes, altitude média de 937 metros e cota máxima de 1175 metros. O relevo é fortemente ondulado, com declividade média de 18 %. Os solos apresentam tendência a textura arenosa e menos siltosa e matéria orgânica entre 10 a 60%.


Referência:
LOPES, Elfany Reis do Nascimento; SOUZA, José Carlos de ; SOUSA, Jocy Ana Paixão de ; ALBUQUERQUE FILHO, José Luiz ; LOURENÇO, Roberto Wagner . Modelagem ambiental de bacias hidrográficas : caracterização morfométrica e pedológica da bacia do Rio Uma – Ibiúna, Brasil. Geosul, v.33, n.66, p.105-127, jan.-abr., 2018.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/2177-5230.2018v33n66p105/36063

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.