Metodologia para mapeamento de corpos rochosos em áreas suscetíveis a acidentes geológico-geotécnicos e diretrizes tecnológicas para suas estabilizações

Compartilhe:
Resumo:

O presente artigo apresenta uma metodologia inédita de cadastramento de matacões, blocos de rocha e afloramentos presentes em encostas naturais que podem ou não apresentar instabilidade. Essa metodologia, além de identificar, localizar e caracterizar geológico-geotecnicamente os corpos rochosos, objetiva sintetizar e indicar diretrizes de soluções eficazes para estabilização de cada corpo rochoso instável em diferentes cenários, de modo a eliminar ou mitigar os riscos às pessoas e ao patrimônio público e privado, associados a essas movimentações. Nas análises, além de características físicas e geológicas dos corpos rochosos, foram considerados diversos aspectos predisponentes locais, tais como a morfologia das encostas e os fatores geológicos, a fim de se prever a ocorrência de acidentes geológico-geotécnicos relacionados à instabilidade de corpos rochosos (seja por rolamento, tombamento ou deslizamento)


Referência:
NISHIJIMA, Paula Sayuri Tanabe; ORLANDO, Patrícia Del Gaudio; IYOMASA, Wilson Shoji; ALBARELLI, Daniel Seabra Nogueira Alves; SANTOS, Felipe Schaeffer; HELENO, Aline Fernandes. Metodologia para mapeamento de corpos rochosos em áreas suscetíveis a acidentes geológico-geotécnicos e diretrizes tecnológicas para suas estabilizações. In: SIMPÓSIO DE PRÁTICAS DE ENGENHARIA GEOTÉCNICA DA REGIÃO SUL, GEOSUL 2019, 12., 2019, Joinville. Anais… 11 p.

Acesso ao trabalho apresentado no Simpósio, no site do evento:
https://conferencias.ufsc.br/index.php/geosul2019/2019geosul/paper/view/222/325



INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo