Os avanços do projeto Prometheus, pioneiro na América Latina e que pode revolucionar completamente toda a indústria de armazenamento de dados, foram tema de uma reportagem exibida no Jornal da Band no dia 28 de janeiro.
O projeto, executado em parceria pela Lenovo e pelo Laboratório de Micromanufatura do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), conta com uma equipe de pesquisadores que estão desenvolvendo sistemas para arquivar dados usando moléculas de DNA, capazes de operar no regime de exabytes e além, com tamanho físico, consumo de potência e custo reduzidos em comparação às tecnologias convencionais.
Com menores custos de manutenção, o armazenamento de dados em DNA ainda reduziria de duas a três vezes o consumo de energia, de água e das emissões de gases do efeito estufa.
Foram entrevistados o gerente técnico do laboratório do IPT, Bruno Marinaro Verona, e o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Lenovo no Brasil, Hildebrando Lima. “Fotos, vídeos e textos são um conjunto de informações binárias que serão arquivados em moléculas de DNA”, explicou Verona na reportagem. “Reduzir o uso de matéria-prima para o armazenamento de dados irá afetar toda a cadeia”, afirmou Lima.
Confira abaixo a reportagem na íntegra: