Desafios na gestão de água subterrânea em áreas contaminadas com restrição de uso na bacia hidrográfica do Alto Tietê, SP

Compartilhe:
Resumo:

A demanda de uso da água subterrânea vem crescendo ao longo dos anos nas áreas urbanas. No entanto, devido a contaminações a água subterrânea fisicamente explorável está se tornando qualitativamente indisponível, consequências de atividades antrópicas mal planejadas e inadequadamente executadas. Esse cenário tem trazido discussões da problemática de áreas contaminadas com restrições de uso da água subterrânea, uma vez que essa classificação tem sido comum e corriqueira, tornando o uso da água subterrânea inviável na maioria das vezes. Diante disso, fica explicita a necessidade de soluções mais efetivas na gestão e controle da qualidade e quantidade de águas subterrâneas. Verificou-se e discutiu-se a existência de instrumentos efetivos de gestão de água subterrânea em áreas classificadas como contaminadas contendo medida de controle institucional de restrição de uso da água. Concluiu-se que há a necessidade de aperfeiçoamento na gestão participativa de responsáveis e usuários de áreas contaminadas reabilitadas com restrições de uso de água subterrânea e, como alternativa à remediação que pode ter custo elevado, o uso de procedimentos para monitoramento da estabilização/degradação da contaminação que restringe o uso da água subterrânea pode contribuir para a sustentabilidade e minimização de impacto, como exemplo, criação de procedimentos para monitoramento de atenuação natural.

Referência:
ARAÚJO, Marcela Maciel. Desafios na gestão de água subterrânea em áreas contaminadas com restrição de uso na bacia hidrográfica do Alto Tietê, SP. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 3., 2021, Maceió. (on-line). Anais… 5p. (Reflexões e Proposições para Cidades Sustentáveis Resilentes e Inteligentes)

Documento com acesso restrito. Logar na BiblioInfo, Biblioteca/IPT-DAIT para acessar o artigo em PDF
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/177621.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo