Análise da eficácia da avaliação ambiental sobre mudanças do uso do solo: estudo comparativo das abordagens adotadas na obtenção de bioenergia em culturas perenes em São Paulo e na Inglaterra

Compartilhe:
Resumo:

Existe uma tendência mundial para a produção de bioenergia a partir do plantio de culturas perenes em grande escala para contribuir na redução das emissões dos gases de efeito estufa e ao mesmo tempo atender a demanda por energia. No entanto, as implicações globais da mudança do uso do solo, ainda não estão totalmente compreendidas, resultando em algumas preocupações sobre essa estratégia. O artigo identifica, por meio de revisão de literatura, os impactos sociais, econômicos e ambientais que podem resultar da mudança do uso do solo em duas partes diferentes do mundo, São Paulo (Brasil), onde a cana-de-açúcar é a biomassa que se destaca, e na Inglaterra, onde o Miscanthus e o short rotation coppice sãos as que predominam. Com a finalidade de demonstrar o quanto esses impactos podem ser abordados no processo de tomada de decisão, o artigo desenvolve um framework para analisar a eficácia das práticas de avaliação ambiental nesses dois locais. O framework desenvolvido foi ainda aplicado aos dois contextos. Como conclusões destaca-se que, ao mesmo tempo em que existem instrumentos de avaliação ambiental para tomada de decisão que permitem considerar os impactos relacionados à sustentabilidade, o enquadramento legal na Inglaterra impede sua aplicação para a maioria das mudanças de uso do solo, e no Brasil a consideração dos impactos sociais e econômicos é incompleta em nível estratégico.


Referência:

GALLARDO,  A.L.C.F., BOND, A. Investigating the effectiveness of environmental assessment of land use change: a comparative study of the approaches taken to perennial biomass crop planting in São Paulo and England. Biomass and Bioenergy, v.35, n.5, p.2285-2297, may, 2011.

Acesso ao resumo do artigo no site do Periódico:
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0961953411001401

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo