Mecanismo de adsorção da carboximeticelulose sódica na aglomeração de minério de ferro hematític

Compartilhe:
Resumo:

Desde o seu desenvolvimento na década de 50, a pelotização de minério de ferro vem ganhando destaque com alternativa para viabilizar o aproveitamento de concentrados de granulometria fina provenientes de jazidas de baixo teor. No entanto, os aglomerantes inorgânicos tradicionalmente utilizados na pelotização, como a bentonita, incorporam contaminantes indesejados aos processos siderúrgicos subsequentes, como a sílica. Neste sentido, nas últimas décadas, estudos e algumas experiências industriais têm demonstrado que os aglomerantes orgânicos podem constituir uma alternativa para superar este desafio. Dentre os aglomerantes orgânicos destacam-se os baseados em carboximetilcelulose (CMC). Há de se ressaltar, no entanto, que o entendimento sobre os mecanismos de aglomeração relativos a estes aglomerantes ainda é recente e, portanto, demandam investigação. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é avaliar os mecanismos de adsorção entre a carboximetilcelulose sódica e a superfície mineral de um concentrado de minério de ferro hematítico por meio da análise de absorção no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). Os resultados obtidos indicam a ocorrência da complexação química entre os grupos carboxilatos da CMC e os íons Fe3+ da superfície mineral. A princípio essa interação ocorre de maneira simultânea a formação de ligações de hidrogênio entre a superfície mineral e os carboxilatos da CMC.

Referência:
MORAES, Sandra Lucia de; FERREIRA, Daniela Colevati PEDROSA, Francisco Junior Batista. Mecanismo de adsorção da carboximeticelulose sódica na aglomeração de minério de ferro hematítico. In: SIMPÓSIO BRASIELIRO DE AGLOMERAÇÃO DE MINÉRIOS, 8., SEMINÁRIO DE REDUÇÃO DE MINÉRIOS E MATÉRIA-PRIMAS, 51., 2022, São Paulo. Anais… p.224-235.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/178023.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo