Análise experimental de trilhos de encosto de AMV em via de sistema de transporte metropolitano da cidade de São Paulo

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Resumo:

O projeto de modernização das vias da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na cidade de São Paulo incluiu substituição de máquinas de chave nos Aparelhos de Mudança de Via (AMV) tipo AREMA, levando à necessidade de furação dos trilhos de encosto na região de ponta das agulhas, para fixação do barramento entre a máquina de chave e as agulhas. No Brasil, a implantação da solução proposta em AMV encontrou vários aspectos desfavoráveis, embora esteja em plena utilização na Europa. O presente trabalho se refere à análise experimental de trilhos de encosto de AMV, situados nas regiões de ponta de agulha, quanto à segurança estrutural por meio de ensaio à fadiga de corpo-de-prova sob carregamento vertical e lateral e de medições dinâmicas na via em trilho instrumentado, durante tráfego de trens.


Referência:
SILVA, Cristina Maria Ferreira da; CURY, Pedro; BASSO, Oswaldo F.; SCHIFFER, Ilona B.; ROSSITO, Antonio B.; NAKAGUMA, Roberto K. Análise experimental de trilhos de encosto de AMV em via de sistema de transporte metropolitano da cidade de São Paulo. In: CONGRESSO DE ENSAIOS E EXPERIMENTAÇÃO CIVIL, 1., 2016, Lisboa. Anais… 8 p.

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