Análise de risco em áreas urbanas edificadas sobre maciços carbonáticos carstificados: o caso do Município de Lapão, BA

Compartilhe:
Resumo:

Em outubro de 2008 surgiram trincas e rachaduras na superfície do terreno e em edificações nas áreas urbana, peri urbana e rural do município de Lapão, BA, que foram diagnosticadas como resultado de colapso cárstico induzido pelo rebaixamento do lençol freático. Em função do diagnóstico, foi recomendada a interrupção imediata do bombeamento dos poços profundos situados nas imediações das áreas colapsadas. Para subsidiar a análise, foi elaborado um mapa de risco, delimitando a área no interior da qual a Prefeitura do Município de Lapão deveria manter um monitoramento contínuo das trincas, de modo a manter sempre atualizado o quadro de risco. Foram recomendados estudos específicos para que o diagnóstico final fosse plenamente estabelecido e que a situação de risco fosse rapidamente contornada. Também foi recomendado que fosse elaborado um mapa de risco para todas as áreas urbanizadas do município de Lapão (cidade e pequenos bairros rurais), de modo a dotar o poder publico de um instrumento efetivo para gerenciamento dos riscos associados aos processos de colapso cárstico. Tais estudos deveriam definir procedimentos para a harmonização da ocupação urbana e o meio físico, visto que toda a região é predisposta à ocorrência de tais fenômenos. Ao final, são ressaltados aspectos relativos à necessidade de compatibilização das atividades econômicas da região com a disponibilidade hídrica, bem como os potenciais problemas decorrentes da vulnerabilidade do aqüífero cárstico à poluição, uma vez que há efetivo lançamento de diferentes tipos de poluentes diretamente nas áreas de recarga do aqüífero.


Referência:
Azevedo, Adalberto Aurélio. Análise de risco em áreas urbanas edificadas sobre maciços carbonáticos carstificados : o caso do Município de Lapão, BA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 14., 2013, Rio de Janeiro. Anais… São Paulo: ABGE, 2013. CD. 10 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172078.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo