Análise de risco à implantação de um túnel em área de proteção ambiental: o caso da Gruta Santa Luzia, Mauá, SP

Compartilhe:
Resumo:

 
A implantação de obras subterrâneas causa modificações nos volumes do armazenamento permanente, nas reservas renováveis e de explotação dos aquíferos, bem como nos padrões de circulação das águas subterrâneas, além do rebaixamento do nível d’água subterrânea, sendo este materializado, em superfície, pela redução das vazões de nascentes, a implicação ambiental mais sensível, afora os recalques decorrentes do rebaixamento induzido. No Parque da Gruta Santa Luzia, município de Mauá, SP, se localizam as nascentes do rio Tamanduateí, um dos principais rios da capital paulista, sob o qual foi projetada a implantação de um túnel para a construção do Rodoanel Mario Covas, em seu trecho leste. O objetivo principal das análises foi fornecer ao concessionário da obra subsídios para a tomada de decisão frente ao risco de drenagem do maciço rochoso com a implantação do túnel e a consequente redução das vazões das nascentes daquele rio, tida como inaceitável em termos ambientais. Baseado em levantamentos geológico-estruturais, geofísicos, sondagens a percussão, sondagens rotativas e ensaios de perda d’água sob pressão, foi desenvolvido um modelo hidrogeológico conceitual, que foi utilizado como base para uma avaliação das implicações da implantação de cada uma das alternativas de traçado de túnel em estudo, permitindo concluir quais alternativas provocariam maiores impactos nos fluxos subterrâneos e, por sua vez, nas nascentes presentes na área e, em particular, naquelas que afetavam de modo mais direto as nascentes do rio Tamanduateí.


Referência:

AZEVEDO, Adalberto Aurélio; BLANCO, Régis Gonçalves; DEHIRA, Lauro Kazumi; ALBUQUERQUE FILHO, José Luiz. Análise de risco à implantação de um túnel em área de proteção ambiental: o caso da Gruta Santa Luzia, Mauá, SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 14., 2013, Rio de Janeiro. Anais… São Paulo: ABGE, 2013. CD. 10 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172079.pdf



INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo