Influência de múltiplas extrusões nas propriedades de fluxo do HIPS e sua correlação com alterações estruturais

Compartilhe:
Resumo:

A reciclagem de plásticos contribui para a sociedade com benefícios econômicos e na minimização dos resíduos sólidos. Logo, a reciclabilidade de um material é um fator ambiental importante a ser ponderado no desenvolvimento de novos materiais, como é o caso dos nanocompósitos. Nesse trabalho, o HIPS puro e com 3% em massa de Closite 20A foram processados em até 4 ciclos de extrusão numa extrusora mono-rosca, possuindo elemento maddock de mistura. As amostras foram caracterizadas por índice de fluidez (MFI) e espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). As análises do índice de fluidez mostraram que as propriedades de fluxo do HIPS se mantiveram inalteradas até o quarto ciclo de extrusão mesmo com a adição de argila. Da mesma forma, os resultados de FTIR não evidenciaram alterações estruturais significativa.


Referência:
NUNES, M.A.B.S.; GALVÃO, Luciana S.; FERREIRA, T.P.M.; SANTOS, A.S.F. Influência de múltiplas extrusões nas propriedades de fluxo do HIPS e sua correlação com alterações estruturais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍMEROS, 13., 2015, Natal. Anais.. 5 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/173931.pdf



INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.