Uso de biomassa tradicional como fonte em energia em residências: um panorama do Brasil e do Mundo

Compartilhe:

O uso da biomassa tradicional no mundo, tanto para fins de cocção quanto para aquecimento, representa uma grande parte do consumo mundial de energia. Essa realidade está presente principalmente em países emergentes com abundância de matéria-prima, como o Brasil. A biomassa tradicional é majoritariamente representada pela lenha oriunda de floresta nativa coletada e queimada para fins energéticos em residências, geralmente, sem outra opção energética. Assim, existe uma relação entre o uso da biomassa tradicional com o nível socioeconômico, bem como complicações na saúde dos usuários devido à queima dessa biomassa em ambiente doméstico. Esse trabalho tem como objetivo estudar o uso da biomassa tradicional como fonte de energia para uso doméstico no Brasil, pontuando as relações desse uso com o nível social, clima e cultura de cada região brasileira. O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica desses aspectos no mundo e no Brasil. Os resultados mostram que há uma correlação entre o uso de biomassa tradicional e o nível socioeconômico de cada região e que fatores climáticos, como frio mais intenso em certos pontos geográficos, também influenciam no consumo de lenha residencial. Além disso, estudos atuais preveem a diminuição gradativa do uso da biomassa tradicional e sua substituição por fontes energéticas modernas, como biocombustíveis, biogás, eólica e solar.


Referência:
SILVA, Ana Paula de Souza; ANATER, Mônica Joelma do Nascimento; PETRY, Paola Mercadante; COELHO, Suani Teixeira. Uso de biomassa tradicional como fonte em energia em residências: um panorama do Brasil e do Mundo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO ENERGÉTICO, 11., 20181, Cuiabá. Anais… 12 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/175594.pdf


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo