Avaliação das propriedades térmicas e estruturais de nanocompósitos de HIPS com argila

Compartilhe:
Resumo:

A reciclagem de plásticos contribui para a sociedade com benefícios econômicos e na minimização dos resíduos sólidos. Logo, a reciclabilidade de um material é um fator ambiental importante a ser ponderado no desenvolvimento de novos materiais, como é o caso dos nanocompósitos. Nesse trabalho foi avaliado o efeito de múltiplos ciclos de extrusão nas propriedades estruturais e térmicas de nanocompósitos de poliestireno de alto impacto (HIPS) com argila (cloisita 20A). O HIPS puro e com 5% em massa de Cloisita 20A foi processado em até 4 ciclos de extrusão numa extrusora mono-rosca, possuindo elemento maddock de mistura. Alterações na estrutura química da matriz polimérica, na nanoestrutura e na estabilidade térmica do nanocompósito foram monitoradas por difração de Raios-X (DRX) e termogravimetria (TGA), respectivamente. Comparativamente, obteve-se uma estimativa sobre as características de reprocessamento do polímero puro com relação ao nanocompósito de HIPS com argila.


Referência:
GALVÃO, Luciana dos Santos; NUNES, M.A.B.S.; LUIZ, E.J.F.T.; BASTOS, Y.L.M.; SANTOS, A.S.F. Avaliação das propriedades térmicas e estruturais de nanocompósitos de HIPS com argila. In: LATIN AMERICAN SYMPOSIUM ON POLYMERS, 14., 2014, Porto Galinhas. Proceedings…

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172675.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo