Influência da preparação do bagaço de cana na caracterização físico-química

Compartilhe:
Resumo:

A necessidade de utilização de quantidades reduzidas de amostra nas metodologias empregadas na caracterização físico-química da biomassa, somado à heterogeneidade da composição do bagaço de cana, tornam a preparação uma etapa muito importante. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto do rendimento da moagem do bagaço de cana na análise físico-química. Os resultados mostraram que, devido à constituição fibrosa do material, são necessárias várias passagens pelo moinho de facas, para atingir um rendimento próximo ao exigido pelas normas de preparação de biomassa e para garantir a homogeneidade do material a ser analisado.


Referência:
TAMBANI, Pâmela Coelho; BRAGA, Carina V.Batista Ferrari; SANTOS, Jorge Luis Dias dos; HIRAYAMA, Danilo Eiji. Influência da preparação do bagaço de cana na caracterização físico-química. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE BIOMASSA, CIBIO, 2018, Curitiba. Anais… 6p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/175645.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo