Proteção catódica de juntas soldadas de dutos com revestimentos de alumínio e de zinco

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Resumo

Dutos de transporte de petróleo e derivados, bem como de águas industriais, estão permanentemente sujeitos à corrosão decorrente da agressividade intrínseca dos fluídos transportados. Mesmo em dutos internamente revestidos, problemas de corrosão nas regiões de junta soldada podem ocorrer, uma vez que há grandes dificuldades em se revestir estas regiões após a soldagem. Neste trabalho estudou-se o revestimento de alumínio e o de zinco, ambos aplicados por aspersão térmica (TSA e TSZ), para proteção de junta soldada. A taxa de consumo dos materiais foi avaliada por perda de massa dos revestimentos e por determinação da corrente galvânica dos pares revestimento/aço-carbono, em ensaios de imersão em água de água produzida e em água do mar sintética. Os resultados do estudo mostraram que os revestimentos de zinco e de alumínio são eficazes como anodos galvânicos para proteção catódica de juntas soldadas de aço-carbono. Para aplicações em condições representativas de água produzida, o revestimento de zinco mostrou-se superior ao alumínio. Em condições típicas de água do mar sintética, o revestimento de alumínio foi mais eficiente.


Referência
MOREIRA, Anna Ramus; ALMEIDA, Neusvaldo Lira de; LEÓN, Harold Rivas; GERVÁSIO, João Paulo Klausing. Proteção catódica de juntas soldadas de dutos com revestimento de alumínio e de zinco. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CORROSÃO, INTERCORR, 2014, Fortaleza. Proceedings…

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MOREIRA, Anna Ramus; ALMEIDA, Neusvaldo Lira de; LEÓN, Harold Rivas; GERVÁSIO, João Paulo Klausing. Proteção catódica de juntas soldadas de dutos com revestimento de alumínio e de zinco. Corrosão e Proteção, v.12, n.55, p.26-33, fev./mar., 2015.

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