Aplicação de nanotecnologia para estudos com aterramento

Compartilhe:
Resumo:

Este projeto teve como objetivo reduzir a resistência de aterramento de torres de linha de transmissão em solos arenosos de altíssima resistividade elétrica, utilizando recobrimentos de microconcreto condutivo contendo nanopartículas hidrofílicas. É uma tecnologia alternativa e inovadora ao ateraemtno de torres em regiões de estiagem sazonal, onde a eficácia de produtos existentes é insatisfatória. Os resultados obtidos em laboratório e em campo mostraram que cabos de aterramento de aço zincado recobertos com microconcreto contendo nonopartículas hidrofílicas de TiO2 ou SiO2 são eficazes para reduzir a resistência de aterramento. A aplicação em protótipos reduziu a resistência de aterraemtno em quase 90% em relação ao cabo de aterramento sem recobrimento e cerca de 60% em realção a um produto comercail disponível no mercado internacional. A medição da resistência foi feita pelo método da queda do potencial.


Referência:
VIEIRA, Fabiana Yamasaki Martins; JOAQUIM, Luiz Eduardo; ALMEIDA, Neusvaldo Lira de; C. Jr., Eden L. ; ALMEIDA, Marcio Bispo; PANOSSIAN, Zehbour. Aplicação de nanotecnologia para estudos com aterramento. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICO EM ENERGIA ELÉTRICA, CITENEL, 8., 2015 Costa do Sauípe, Ba. Anais… 8 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/173427.pdf
 

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.