Simulação de sistemas de proteção catódica aplicada à área externa do fundo de tanques de armazenamento atmosférico

Compartilhe:
Resumo:

Nos últimos anos, um elevado número de trabalhos publicados explora o uso de ferramentas de simulação numérica visando projetar sistemas de proteção catódica para a região externa do fundo de tanques de armazenamento atmosférico. Entretanto, a qualidade dos resultados obtidos está ligada à quantidade e precisão dos parâmetros de entrada inseridos no simulador. Trabalhos de simulação encontrados na literatura, em geral, trazem poucos detalhes sobre a obtenção desses parâmetros. Por outro lado, esse levantamento implica em domínio tanto da instalação do tanque e do sistema de proteção catódica envolvido, quanto do uso da ferramenta de simulação e da metodologia adequada para a obtenção dos parâmetros suficientes para garantir a precisão dos resultados. Neste trabalho, serão apresentados levantamentos criteriosos dos parâmetros de entrada para simular um sistema de proteção catódica para a região externa de um fundo de tanque, utilizando o programa Beasy e exemplos de simulações de modelos computacionais baseados em um modelo físico em escala reduzida, confrontando os resultados experimentais com as simulações. 


Referência:
CARDOSO, Juliana Lopes; ALMEIDA, Neusvaldo Lira de; PIMENTA, Gutemberg de Souza; SANTOS, Fabiano Raymundo dos; LAURINO, Eduardo W. Simulação de sistemas de proteção catódica aplicada à área externa do fundo de tanques de armazenamento atmosférico. In: CONFERÊNCIA SOBRE TECNOLOGIA DE EQUIPAMENTOS, COTEQ, 13., 2015, Cabo de Santo Agostinho, PE. Anais.. p.728-740.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/173086.pdf


CARDOSO, Juliana Lopes; ALMEIDA, Neusvaldo Lira de; PIMENTA, Gutemberg de Souza; SANTOS, Fabiano Raymundo dos; LAURINO, Eduardo W. Simulação de sistemas de proteção catódica aplicada à área externa do fundo de tanques de armazenamento atmosférico. Corrosão e Proteção, v.12, n.58, 2015.




INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.