Visão geral dos inibidores bifuncionais a base de terras raras e suas aplicações

Compartilhe:
Resumo:

Os elementos de terras raras são utilizados tradicionalmente na fabricação de ímãs permanentes, materiais para polimento, catalisadores para craqueamento do petróleo, catalisadores automobilísticos, ligas de magnésio, entre outros. Desde 2002, estudos envolvendo inibidores de corrosão a base de terras raras tem sido publicados e o conceito de inibidor de corrosão bifuncional vem crescendo, uma vez que são compostos ambientalmente amigáveis e livres de íons Cr6+/Cr3+. Este trabalho apresenta uma breve revisão bibliográfica sobre os principais inibidores funcionais a base de terras raras, como o salicilato, o cinamato e o dibutilfosfato de cério. Os compostos organofosforados são mais eficientes na proteção das ligas de alumínio, enquanto que os compostos derivados de ácidos carboxílicos são mais eficientes na proteção do aço-carbono. Além de discutir as suas aplicações, este trabalho explica a não eficiência do dibutilfosfato de cério na proteção do aço-carbono, fato pouco divulgado e não esclarecido pela literatura.


Referência:
SANTOS, Célia Aparecida Lino dos; VIEIRA, Fabiana Yamasaki Martins; CAMARGO, Rafael Augusto; PANOSSIAN, Zehbour. Visão geral dos inibidores bifuncionais a base de terras raras e suas aplicações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CORROSÃO, INTERCORR, 2016, Fortaleza. Proceedings.. Rio de Janeiro: ABRACO, 2016. 16 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/174027.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo