Graute condutivo para sistema de proteção catódica de fundo de tanque de armazenamento atmosférico

Compartilhe:
Resumo:

A face externa de fundo de tanques de armazenamento atmosférico sofre corrosão severa devido à umidade e a presença de contaminantes no ambiente formado com a base de seu assentamento de concreto armado ou de areia compactada sob camada de concreto simples. A proteção catódica por corrente impresa é uma técnicas adotadas para mitigar essa corrosão, podendo ser adotado o sistema de instalação de fitas de anodo na superficie da base, seguido da execução de camada de material cimentício convencional. Como opção a esse material, este trabalho apresenta estudo de composições de grautes condutivos a partir da substituição de parte dos agregados de três grautes comuns industrializados por moinha de coque e, adição complementar, de fibra de carbono. As composições foram caracterizadas no estado fresco e endurecido, bem como avaliada a resistividade elétrica e degradação dos grautes na presença de inibidor volátil de corrosão. Os resultados indicaram que as adições não comprometeram as propriedades dos grautes e nem implicam na sua degradação na presença de IVC. Todas as composições obtidas uma significativa redução da resistividade elétrica em relação ao graute comum.


Referência:
ARAÚJO, Adriana de; NASCIMENTO, Lucas Clementino do; PEREIRA FILHO, Mario Leite; PANOSSIAN, Zehbour; MOURA, Robson R. Graute condutivo para sistema de proteção catódica de fundo de tanque de armazenamento atmosférico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 60., 2018, Foz do Iguaçu. Anais… 17 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/175552.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.