Projeto de ligas para ferramentas de conformação a quente

Compartilhe:
Resumo:

A vida útil das ferramentas empregadas em processos de conformação a quente é fator de competitividade para seus fabricantes e usuários e ela é fundamentalmente determinada pelo material metálico que compõe a ferramenta. Este trabalho apresenta projeto conduzido pelo IPT, EPUSP e Gerdau, com financiamento do BNDES-Funtec e da própria Gerdau, no período entre 202 e 2015. Objetiva-se desenvolver sistema para projetar ligas para ferramentas de conformação a quente, tendo como base a simulação computacional do dano progressivo das ferramentas durante o serviço e da relação desse dano com a microestrutura da liga. As ferramentas de conformação a serem modeladas são cilindro de laminação a quente, matriz fechada de forjamento a quente e molde para fundição sob pressão. O sistema será baseado na simulação do comportamento do material da ferramenta frente às solicitações termomecânicas e tribológicas, em níveis macroscópico e microscópico, impostas a ela pelo processo de conformação. São descritas as premissas e a metodologia do projeto, destacando a aplicação de simulação computacional no nível microsestrutural


Referência:
BOCCALINI JR., Mário; SOUZA, Roberto Martins de ; MACHADO, Izabel Fernanda ; Ana Paola Villalva BRAGA; Rodrigo Lima STOETERAU; Moreira, Marcelo Ferrreira . Projeto de ligas para ferramentas de conformação a quente. In: ENCONTRO DE CADEIA DE FERRAMENTAS, MOLDES E MATRIZES, 10., 2012, São Paulo. Anais… São Paulo: ABM, 2012. p.41-51.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/171060.pdf


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo