Experiência no uso das normas de classificação de papéis higiênicos e toalha no Brasil

Compartilhe:
Resumo:

O trabalho apresenta como surgiu no Brasil a necessidade de se elaborar normas de classificação de papéis higiênicos e toalha, bem como as dificuldades de solucionar conflitos de interesse. Os parâmetros eleitos na classificação de papéis higiênicos são: alvura, resistência à tração a seco, índice de maciez, quantidade de pintas, furos e tempo de absorção de água. Para papel toalha os parâmetros são: alvura, resistência à tração a úmido, quantidade de pintas, furos, capacidade e tempo de absorção de água. A definição dos valores desses parâmetros apoiou-se em análises laboratoriais de papéis adquiridos no mercado brasileiro e no tratamento estatístico dos resultados obtidos, sendo a classificação é feita por ponderação. Estas normas apresentaram um impacto positivo no mercado, sendo empregadas em licitações de compra, pública e privada. Porém, o acompanhamento da aplicação dessas normas ao longo de 12 meses aponta a necessidade de uma periodicidade de revisões menor que a usual (5 anos), devido, principalmente, a dinâmica do mercado e às melhorias no controle da qualidade do processo de fabricação desses papéis, em parte impulsionada pela própria criação e utilização da norma. Ainda, o trabalho concluiu que deve haver uma mudança no método de classificação por ponderação da norma e sugere um método de classificação por faixas.


Referência:
YASUMURA SASAKI, Patrícia Kaji; D’ÁLMEIDA, Maria Luiza Otero; TAKAHASHI, Regina Coeli Testa. Experiência no uso das normas de classificação de papéis higiênicos e toalha no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNICELPA, 21., CONGRESSO IBEROAMERICANO DE INVESTIGAÇÃO EM CELULOSE E PAPEL – CIADICYP, 6., 2010, Lisboa. Proceedings… 8p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na Biblioteca/IPT-DAIT para acesso o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/169719.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo