Estudos de endurecimento de matriz em aços rápidos

Compartilhe:
Resumo:

As propriedades de aços rápidos dependem de sua microestrutura, a qual depende fortemente do tratamento térmico e dos elementos de liga utilizados. Aços rápidos possuem microestrutura formada por carbonetos primários envolvidos por uma matriz martensítica. Este trabalho teve por objetivo estudar efeitos de tratamentos térmicos e da adição de cobalto na dureza da matriz de aços rápidos. Foram realizados diversos tratamentos térmicos de têmpera e revenimento para duas ligas comerciais, uma sem e outra com cobalto. Notou-se que a adição de cobalto pode melhorar a dureza da matriz, o que está relacionado com a fração de austenita retida presente. Também foi possível relacionar a temperatura de austenitização com a dureza da matriz após revenimento.

Referência:
ANDRADE, Roberto Silva de; CARVALHO, Felipe Moreno Siqueira Borges de; BRAGA, Ana Paola Villalva. Estudos de endurecimento de matriz em aços rápidos. In: SEMINÁRIO DE LAMINAÇÃO E CONFORMAÇÃO, 55., 2018, São Paulo. Anais… 9 p.

Documento protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar a Biblioteca (BiblioInfo) DAIT/IPT, para acessar o artigo:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/175694.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo