Efeito da carga e do tamanho do grão abrasivo no desgaste do ferro fundido branco 19,9% cromo e 2,9% carbono

Compartilhe:
Resumo:

No trabalho foi investigado o efeito da carga e do tamanho da partícula abrasiva na resistência ao desgaste da liga de ferro fundido branco alto cromo (FFBAC) com composição química de 2,9% de carbono e 19,9% de cromo em massa. Para tanto foram realizadas duas séries de ensaio com diferentes níveis de severidade. No ensaio pino sobre lixa foram utilizadas lixas de sílica e de granada como abrasivo, com três tamanhos distintos: 63 μm, 149 μm e 177 μm, e duas cargas: 5 N e 10 N. Em abrasão no roda-de-borracha utilizou-se como abrasivo a areia normal brasileira com três tamanhos médios: 90 μm, 115 μm e 170 μm, e três cargas: 44 N, 80 N e 130 N. No ensaio pino sobre lixa obteve-se variação de uma ordem de grandeza no volume perdido no desgaste com lixa de sílica variando a carga de 5 N para 10 N. Os resultados obtidos nos ensaios mostraram, de maneira geral, um aumento no desgaste com o aumento da carga e do tamanho do abrasivo e permitiram, para os resultados dos ensaios no roda-de-borracha, a observação de um tamanho crítico do abrasivo.


Referência:
TOZETTI, Karla Dubberstein; ALBERTIN, Eduardo; SCANDIAN, Cherlio. Efeito da carga e do tamanho do grão abrasivo no desgaste do ferro fundido branco 19,9% cromo e 2,9% carbono. In: CONGRESSO ANUAL DA ABM; ABM INTERNATIONAL ANNUAL CONGRESS, 68., 2013, Belo Horizonte. Anais… 12 p.

Logar na BiblInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172013.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.