Fungo em papéis para imprimir e escrever

Compartilhe:
Resumo:

Países tropicais, como o Brasil, apresentam condições de temperatura e umidade favoráveis ao desenvolvimento de fungos, sendo o papel um de seus substratos preferenciais. Os fungos podem causar manchas e degradar as fibras celulósicas do papel vindo a comprometer a permanência de documentos ao longo do tempo. Tanto os papéis ácidos como os alcalinos são passíveis de ataques por fungos. O objetivo deste estudo foi efetuar uma pesquisa exploratória sobre a natureza química das manchas produzidas pelo fungo Cladosporium sp, que ocorre com maior frequência em acervos de papel.


Referência:

D’ALMEIDA, Maria Luiza Otero ; MONTEIRO, Maria Beatriz Bacellar; BARBOSA, Patrícia de Souza Medeiros. Fungo em papéis para imprimir e escrever. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN CELULOSE Y PAPEL, 4., 2006, Santiago e Valdivia. Memorias…. Santiago: Universidad de Chile, Universidad Austral de Chile, 2006. v. 1 CD. p. 1-7.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/171689.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo