Resumo:
Este artigo analisa o processo de planejamento para 2013 do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. O objetivo da pesquisa é discutir os benefícios e os desafios do processo de planejamento em um instituto público de pesquisa. O método de pesquisa aplicado neste trabalho foi pesquisa bibliográfica, com pesquisa-ação e metodologia de coleta de dados de observação participante. Para complementar a pesquisa bibliográfica e a observação participante, documentos internos foram consultados. Os principais resultados desta pesquisa referem-se à concepção, criação e difusão do processo de planejamento de negócios, além das ferramentas utilizadas no processo. Os resultados permitem concluir que, se o processo de planejamento é realizado com uma visão baseada no mercado, é mais provável resultar em um plano de ação a ser apoiado pelos Conselheiros e Diretoria. Para tanto, é necessário que todas as esferas do Instituto estejam envolvidas, a fim de chegar a um processo de planejamento bem sucedido, com foco em uma relação de confiança entre todas as partes envolvidas.
Referência:
GONÇALVES, Leandro Rodrigues; GUIMARÃES, Yuri Basile Tukoff; MORIOKA, Sandra Naomi. Building a business plan in a public research institute: lessons for the future. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS, 3.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, 2., 2014, São Paulo. Anais… 16 p.
Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/172725.pdf
Este artigo analisa o processo de planejamento para 2013 do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. O objetivo da pesquisa é discutir os benefícios e os desafios do processo de planejamento em um instituto público de pesquisa. O método de pesquisa aplicado neste trabalho foi pesquisa bibliográfica, com pesquisa-ação e metodologia de coleta de dados de observação participante. Para complementar a pesquisa bibliográfica e a observação participante, documentos internos foram consultados. Os principais resultados desta pesquisa referem-se à concepção, criação e difusão do processo de planejamento de negócios, além das ferramentas utilizadas no processo. Os resultados permitem concluir que, se o processo de planejamento é realizado com uma visão baseada no mercado, é mais provável resultar em um plano de ação a ser apoiado pelos Conselheiros e Diretoria. Para tanto, é necessário que todas as esferas do Instituto estejam envolvidas, a fim de chegar a um processo de planejamento bem sucedido, com foco em uma relação de confiança entre todas as partes envolvidas.
Referência:
GONÇALVES, Leandro Rodrigues; GUIMARÃES, Yuri Basile Tukoff; MORIOKA, Sandra Naomi. Building a business plan in a public research institute: lessons for the future. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS, 3.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, 2., 2014, São Paulo. Anais… 16 p.
Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/172725.pdf