Adaptação da curva de Gompertz para novo método de valoração de tecnologias

Compartilhe:
Resumo:
A avaliação do potencial econômico de projetos de inovação tecnológica e a valoração de tecnologias são aspectos decisivos nas negociações de parcerias entre instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e empresas. Entretanto, em ambientes dinâmicos, as negociações para remuneração a partir da exploração comercial da Propriedade Industrial (PI) resultante de projetos, demandam respostas rápidas em função dos prazos exíguos. Neste sentido, o objetivo do presente artigo é apresentar uma proposta de valoração expedida de tecnologias, baseada em conceitos de Fluxo de Caixa Descontado associado a adaptações da Curva de Gompertz. Os resultados obtidos comprovam a validade do modelo no apoio à negociação e definição dos valores a serem pagos pela exploração comercial das tecnologias, possibilitando a aplicação deste modelo como alternativa aos métodos encontrados na literatura e eventualmente utilizados por ICTs no Brasil.


Referência:
AZEVEDO, Paulo Brito Moreira de; TUKOFF GUIMARÃES, Yuri Basile. Adaptação da curva de Gompertz para novo método de valoração de tecnologias. In: CONGRESSO BIANUAL DA ASSOCIAÇÃO LATINO IBERO-AMERICANA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA, 15., 2013, Porto, Portugal. Anais… 15 p.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/171971.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo