Potencial de emissão de biffenilas polibromadas (PBBs) e difenis éteres polibromados (PBDEs) das indústrias brasileiras de eletroeletrônicos

Compartilhe:
Resumo:

As bifenilas polibromadas (PBBs) e os difenis éteres polibromados (PBDEs) são substâncias químicas que foram largamente utilizadas como retardantes de chamas em materiais poliméricos aplicados na indústria de eletroeletrônicos em todo o mundo. O Brasil, no entanto, nunca produziu ou importou essas substâncias para serem utilizadas nos produtos fabricados internamente. As mais de 7000 análises executadas pelo Laboratório de Química e Manufaturados do Instituto de Pesquisas Tecnológicas realizadas dentro do escopo da diretiva RoHS, mostram um índice de não conformidade baixíssimo para a presença desses compostos nos produtos exportados pelo Brasil e, portanto, de emissão deles para o meio ambiente pela indústria nacional. Por outro lado, a detecção recorrente desses e de outros retardantes de chama polibromados em matrizes ambientais no Brasil indica que há a entrada dessas substâncias por meio de produtos importados, que não passam pelo mesmo crivo de barreiras técnicas como os produtos nacionais.

Referência:
LACERDA, João Paulo Amorim de; MORAES, Jamille Moreira; OLIVEIRA, Jefferson Pereira de. Potencial de emissão de biffenilas polibromadas (PBBs) e difenis éteres polibromados (PBDEs) das indústrias brasileiras de eletroeletrônicos. Revista IPT, Tecnologia e Inovação, v.5, n.18, p. 23-38, dez., 2021.

Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/143/178

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo