Avaliação de desempenho de verniz acrilico e verniz poliuretano antipichação como revestimento de proteção as estruturas de concreto aparente

Compartilhe:
Resumo

Os vernizes acrílicos são largamente utilizados como revestimento de acabamento nas edificações brasileiras. Além destes vernizes, o mercado oferece outras opções decorrentes do grande avanço tecnológico da indústria química voltada para construção civil. Dentre os vernizes recentemente encorporados no mercado, citam-se os à base de poliuretano, em destaque aqueles que são enominados como antipichação. O filme deste tipo de verniz mantém-se íntegro mesmo após constantes limpezas para a remoção de pichações na sua superfície. Desta forma, o verniz antipichação tem um maior campo de aplicação, podendo ser, também, um substituto no emprego, generalizado, do verniz acrílico nas construções, já que o mesmo, além de não proteger as fachadas contra pichações, aparentemente, tem um desempenho inferior como barreira de proteção contra os agentes mais potencialmente nocivos ao concreto armado. O objetivo do presente trabalho foi comparar dois vernizes de proteção para concreto aparente disponíveis no mercado, um acrílico tradicional e outro poliuretano. Esta comparação foi realizada por meio de ensaios de caracterização e de ensaios de desempenho destinados a verificar o comportamento dos vernizes em relação a dois agentes agressivos: o dióxido de carbono e os íons cloreto. Os resultados obtidos confirmaram a superioridade do verniz poliuretânico antipichação em relação ao verniz acrílico, tanto em características como em desempenho como barreira de proteção.


Referência
ARAUJO, A. de; PANOSSIAN, Z. Avaliação de desempenho de verniz acrílico e verniz poliuretano antipichação como revestimento de proteção ás estruturas de concreto aparente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSÃO – INTERCORR, 28., 2008, Recife. Anais… Recife: ABRACO, 2008.

Acesso ao artigo no site da ABRACO:
https://abraco.org.br/src/uploads/intercorr/2008/INTERCORR2008_051.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.