Estudo do comportamento eletroquímico de armaduras de aço-carbono tradicionais com armaduras de aço inoxidável em concreto contaminado com cloretos

Compartilhe:
Resumo

O objetivo deste trabalho foi a avaliação do comportamento eletroquímico de armaduras de aço-carbono tradicionais com armaduras de aço inoxidável AISI 316 em concreto contaminado com cloretos por meio das análises dos dados de potencial de corrosão e de curvas de polarização potenciodinâmicas. As armaduras foram ensaiadas tanto tensionadas como não tensionadas. A compilação de dados do potencial de corrosão em concreto com diferentes níveis de contaminação é muito importante para estimar as condições termodinâmicas do sistema metal/concreto. O conhecimento da ordem de grandeza das taxas de corrosão das armaduras em concreto com vários teores de cloreto é um passo muito importante para a previsão da vida útil das estruturas de concreto armado. Os resultados desta investigação confirmaram o melhor desempenho de armaduras de aço inoxidável em concreots contaminados com cloretos, com taxas de corrosão relativamente baixas. O estado de tensão prejudica o comportamento eletroquímico de ambos os aços.


Referência
TULA.L,HELENE, P.PANOSSIAN Z, Study of electrochemical performance of ordinary black and stainless steel reinforcing bars in chloride contaminated concrete. In: NACE CORRORION 99, COLOQUIO NACIONAL DE CORROSÃO ATMOSFERICA, 3, 1999, São Paulo. Proceedings… p. 485-500. (IPT Pub 2672)

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo