Avaliação da resistência à corrosão de revestimentos metálicos em álcool etílico hidratado combustível (EAHC); parte II: comparação entre resultados dos ensaios em laboratório e em campo

Compartilhe:
Resumo:

Resultados dos ensaios em laboratório, apresentados na Parte I deste trabalho, são comparados com aqueles obtidos do exame de alguns veículos movidos à AEHC após uso normal por mais de 30.000 km. Observou-se uma boa correlação entre ambos os ensaios, indicando que ensaios em laboratório podem ser usados para uma seleção preliminar dos revestimentos metálicos para os componentes de um veículo, desde o tanque de combustível até o carburador. Em ambos os ensaios constatou-se que o revestimento de cádmio e de estanho apresentaram um bom desempenho quanto à corrosão. No entanto é imprescindível um bom controle de qualidade, tanto do revestimento em si, como do produto acabado. Observou-se também que as condições de utilização, tal como a velocidade de escoamento do fluido, podem comprometer o desempenho quanto à corrosão. Assim, um ensaio com simulação das condições reais de utilização e/ou de campo são fundamentais para a decisão final para o emprego do revestimento.


Referência:
PANOSSIAN KAJIMOTO, Z; TANAKA, D.K.;. WOLYNEC, S. Avaliação da resistência à corrosão de revestimentos metálicos em álcool hidratado combustível (AEHC). parte 2 comparação entre os resultados dos ensaios em laboratório e em campo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE CORROSÃO NA PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DO ÁLCOOL, 3., 1983, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: INT/ABRACO, 1983. p. 94-103. (IPT Publicação 2095) (V-V)

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo